quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Consulta do 6º mês

Ontem lutei, lutei até que consegui marcar a consulta com o pediatra.
Fiquei super feliz, porque tava doidinha pra saber as atuais medidas da bonequinha, tirar algumas dúvidas e pegar a dietinha dela.
Não fiquei muito satisfeita com o peso. Achei que ela já estivesse na casa dos 8kg, mas não passou dos 7,5kg :(.
O médico achou bom. Ela continua evoluindo acima da linha verde. Mas a mamãezinha que sabe o tanto que a pequenininha mama considerou pouco o ganho.
Ela já alcançou 66 cm de pura beleza e simpatia. Crescimento também acima da linha mediana.
Perguntei sobre o cheiro forte do xixinho, e ele passou um sumário de urina e urocultura, caso a alteração persista.
Questionei sobre os olhinhos também. É que, às vezes, ainda percebo um desvio. Ao que ele me respondeu que é normal para a idade.
Nenhum dentinho à vista.
Receitou Vitawin, via oral, antes do almoço e orientou quanto à alimentação.
Considerei tais orientações um pouco vagas, mas deve ser porque não tem muito segredo não,é?
Recomendou: 30ml de suquinho 1 vez por dia e papinha de fruta 2 vezes por dia; complementar com a amamentação e finalizar o dia com 1 mamadeira de NAN AR ou Aptamil AR. Água e água de côco moderadamente.
 
Segundo o pediatra de Antônia, Dr. Maxuell Nunes,
 
" as primeiras papas salgadas devem ser iniciadas a partir dos seis meses de vida, e deverão ser, preferencialmente, feitas no horário de almoço da família. As papas salgadas devem conter um alimento básico, fornecedor de calorias, tais como tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame, cará, batata-doce), ou cereais (arroz, milho, trigo, aveia) acrescidos de um ou mais alimentos complementares (carnes, frango, vísceras, ovos, feijão, ervilha, cenoura, beterraba, chuchu, couve, espinafre, etc).
As papas devem ser introduzidas gradualmente, no horário correspondente ao lanche da tarde, complementando-se a refeição com a amamentação. Os sucos de frutas poderão ser dados pela manhã ou em duas tomadas (manhã e tarde). Sempre no intervalo das mamadas. Iniciando-se com pequenas quantidades até atingir uma aceitação de 100 a 150 ml/dia.
A clara de ovo só deve ser oferecida após dez meses de idade, pois antes pode provocar alergia. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Os alimentos que compõem a dieta da criança devem ser os mais variados, pois só assim ela terá bons hábitos alimentares e menos risco de doenças. É possível experimentar doces caseiros como geléia, gelatina, pudim e sagu.
Não encher o prato da criança, pois seu estômago é pequeno, diferente de um adulto. Inicie com uma colher de sopa e aumente gradualmente. Procure amassar os alimentos (frutas, legumes e verduras), assim a criança terá contato com a textura, sabor e consistência. As leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja) devem ser adicionadas à papa a partir do sétimo mês."
 
Vou complementando meu conhecimento com as experiências que escuto (de minha mãe, da bisa da Antônia, de vizinhas, das amigas de sala de espera de consultório pediátrico) e as e que leio, com os achados da internet, com as mamães blogueiras...se desprezar meu sexto sentido de mãe, claro!
 
Até mais.
 
 
 
 

Comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. Volte para ver a resposta, ok? Obrigada.